Nem sempre ter o domínio de todas as nuances relacionadas ao seu serviço ou produto comercializado lhe garante sucesso nos dias de hoje, para uma melhor assertividade e garantia de sucesso no seu negócio se faz necessário estar “antenado” e com a mente aberta e disposta a adquirir conhecimento sobre novas tecnologias.

O domínio e gestão dessas tecnologias tendem a lhe proporcionar uma melhor experiência em todos os aspectos, desde a gestão interna até a interação externa, a forma como você é visto e se comunica, e o mais importante otimização dos serviços e redução de custos.

O quanto você sabe hoje sobre as funções de um ERP e/ou um CRM? ERP e CRM, respectivamente são softwares que permitem o controle financeiro, contábil e fiscal de sua empresa, assim como sua relação com sua base de consumidores, gerenciamento do plano de vendas, controle de metas e força de vendas.

Não há gestão eficiente na informalidade, um ERP lhe permite redução de custos com desperdícios, mão de obra e retrabalho. Aumento de produtividade e redução de prazos de entrega. Controle de estoque compra e venda de mercadorias, assim como uma melhora na sua gestão tributária. Ter essas informações a disposição através de um sistema de gestão significa maturidade o ERP substitui o velho caderno de anotações e você precisa estar aberto a isto. O CRM lhe permite uma maior aproximação com seu público alvo, sem muito esforço lhe permite uma compreensão dos hábitos e costumes de seus clientes e consumidores, compreender hábitos e costumes lhe dá um entendimento sobre necessidades, entender necessidades lhe dá a oportunidade de ofertar, mas não somente ofertar e sim quando e como fazê-lo.

Um CRM armazena informações importantes sobre seu negócio e o benefício está na forma como essas informações são disponibilizadas. Há uma redução considerável no gasto com papéis, diminuição no tempo de procura e organização de informações. Informações estas que podem e devem lhe servir como base de apoio no planejamento de ações de marketing e vendas, como um e-mail de felicitação e oferta de serviços ou produtos com desconto no mês de aniversário ou casamento do seu cliente, uma análise em tempos de dificuldade lhe permite identificar a perda de clientes e meios para a retomada destes , ações eficientes de prospecção e fidelização. A implementação dos sistemas é o ponto chave, precisa de uma boa percepção do negócio e o fator humano é o diferencial, uma boa sinergia junto aos envolvidos, gestores e colaboradores ativos do seu negócio é fundamental. Suas sugestões e opiniões são importantes tente identificar as principais deficiências a fim de se obter uma ferramenta que lhes ajude a contornar as adversidades.

Pesquise ferramentas com um bom feedback no mercado, adquira seu software junto a uma empresa com uma posição já consolidada e que tenha um bom foco no desenvolvimento de seus clientes, suporte ágil e eficaz deve ter poder decisório. Entenda que nos dias de hoje existem tecnologias a sua disposição visando lhe auxiliar e fornecer toda a estrutura necessária para o bom desenvolvimento do seu negócio, o uso dessas tecnologias com sabedoria pode ser o que você precisa para obter o seu sucesso.